ODN aoio

Quem somos

Festa das Latas 2011A Oeste Digital Network (ODN) actualmente é uma equipa multidisciplinar que se dedica a desenvolver projectos na área das novas tecnologias. Ao longo do tempo evoluiu e foi reunindo elementos com conhecimentos em diversas áreas que lhes permitiu ser multifacetados e ter uma capacidade de organização e produção autónoma.

Tem desenvolvido trabalho essencialmente na área dos encontros digitais como as Lan Parties e encontros temáticos, em paralelo com o desenho, implementação e optimização de redes de larga escala.

Hoje tem uma vasta experiência especialmente no desenho e implementação de infra-estruturas de redes e servidores dedicados à realização de eventos.

Historial

Lan Party & CoA ODN (anteriormente denominada CRN - Caldas Rainha Network até 2008) foi fundada no ano de 2002 por Adriano Afonso e Vasco Marques. Nasceu da união entre dois projectos, o primeiro, a Caldas Rainha Network do primeiro fundador (um grupo informal de amigos) e o segundo, a Future Studios do segundo fundador (um fórum de amigos e de formação).

A estrutura assenta num fórum onde a equipa e a restante comunidade se comunica e entre-ajuda, onde se partilha conhecimentos e ideias, discute soluções e problemas, num espaço livre e aberto. Este encontro digital suscitou em 2004 a vontade de um encontro físico e assim nasceu no seio da rede o projecto CLP 1 (Caldas Lan Party I) partindo da vontade dos seus constituintes de se reunirem para conviver e se divertirem juntos, mas desta vez de uma forma física.

Em pouco tempo esta ideia amadureceu. Foi criado um conceito e construído um projecto de uma Lan Party diferente com um ambiente muito próprio. Actualmente a ODN conta no seu portfólio êxitos como as várias Caldas Lan Parties até à sua 5ª edição e a colaboração em duas edições na Oeste Lan Party e das três edições da Rafael Bordalo Pinheiro Lan Party.

A 30 de Agosto de 2005 procurando uma projecção e credibilização ao nível da zona oeste integrou-se na Associação Oeste - Informação Online como pólo de Tecnologias de Informação, a recompensa de ser um grupo de trabalho com dinamismo, espírito de iniciativa e empenho. Em 2008 num alargamento e posicionamento geográfico a CRN muda o seu nome para ODN.

Actualmente a ODN é a única associação restante desde a era da Minho Campus Party, da Moita Lan Party e da Marinha Grande Lan Party, entre outros grandes projectos que foram marcantes na historia das TIC em Portugal.

Reorientação dos objectivos da ODN

SMC APNeste momento a ODN dedica-se a saber fazer aquilo que realmente sabe - a produzir eventos tecnológicos para pessoas. À medida que a envolvente tecnológica evolui, a equipa e o projecto amadurece. Porque surgem novas ideias e necessidades, a ODN reorganiza-se e reestrutura-se para responder ás expectativas da comunidade.

Hoje, mais do que nunca, a ODN sabe alcançar e cativar um público específico, maioritariamente jovem, que apesar da idade, é já bastante exigente devido à vasta diversidade de eventos disponíveis. Sabe se adaptar às suas necessidades e criar experiências favoráveis para o alcance dos seus objectivos e pondo-o sempre em primeiro plano.

“Savoir faire” e o “know-how” são agora palavras com um “novo” significado para toda a equipa. Actualmente desenvolve vários projectos em varias áreas e marca a diferença com eventos diferentes. No que toca às Lan Parties, deixa a parte burocrática para se assumir a responsabilidade sobre toda a infraestrura de suporte (rede, cablagem, servidores) e realizar exclusivamente a Lan Party (rede).

A ODN deixou de utilizar apenas o software e começou a desenvolve-lo ou adapta-lo. Usufrui-se agora das competências de cada membro, melhorando-as e oferecendo-lhes experiência, incentivando a criatividade e apoiando ideias.

"Afinal, só fazemos aquilo que sabemos fazer melhor."

Projectos

Em 2007 a ODN alarga os seus horizontes para o Software Livre. Tem como objectivos a médio prazo a criação de conteúdos como notícias, tutoriais e artigos bem como o desenvolvimento de outros projectos como traduções em Português-Portugal de aplicações e interfaces web, configuração de servidores GNU/Linux para Lan Parties, entre muitos outros.

O que posso fazer para pertencer à ODN?

Registares-te no fórum é o primeiro passo. Este é um espaço virtual colaborativo e activo, onde os membros comunicam e entre-ajudam, onde partilham conhecimentos e ideias, onde discutem soluções e problemas, aprendendo e divertindo-se em conjunto.
Este espaço agora também é teu, podes propor ideias e projectos, que teremos todos o gosto em discuti-los e até ajudar a concretiza-los.

Quem são os operativos?

A ODN, como todas as organizações/associações tem os seus constituintes principais, os quais são os mais activos e são, sem dúvida o sangue que faz mover os projectos.
É uma categoria por excelência, devido ao seu trabalho e empenho. Uns são por honra, outros são por trabalho prestado.

Quem são os colaboradores?

Colaboradores são entidades, ou pessoas que tem os seus projectos, e em vez de se separem por varias entidades ou associações, agregam-se à ODN, criando uma mais valia para ambos, credibilando o seu projecto e obtendo apoio da nossa equipa!